Em 1991, importantes tablóides e revistas internacionais como NME, Melody Maker, Kerrang! e Thrash destacaram o Sepultura como uma das melhores bandas do mundo, escrevendo que o grupo brasileiro estava vias de ficar realmente grande, maior talvez que o Metallica e Slayer. Os elogios - e as apostas - vieram devido ao álbum Arise, lançado em 25 de março, há exatos 30 anos.
Produzido por Scott Burns no estúdio Morrisound, na Florida, EUA, Arise é o quarto álbum do Sepultura, e o segundo lançado pela gravadora americana Roadrunner Records [o primeiro foi Beneath The Remains (1989)]. O trabalho é tido como responsável por fincar o nome do grupo brasileiro no mapa do metal mundial, o levando a tocar pelos quatro cantos do planeta em uma extensa turnê que durou dois anos.
Arise entrou na 119ª posição no ranking da Billboard e foi o primeiro álbum da banda a conseguir certificação de disco de ouro por vender 25 mil cópias na Indonésia. Em 1993, já tinha sido vendido mais de 1 milhão de cópias no munto todo. Em 2006, foi incluído no livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, de Robert Dimery, estampado ao lado de clássicos do rock e do pop.