Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Globo terrestre com máscara dá vida ao “Luanda Cartoon”

Globo terrestre com máscara dá vida ao “Luanda Cartoon”

Jornal de Angola | 2021-09-14 10:57:31 | Arte & Cultura | 130
O globo terrestre com ramificações de alguns tubos e uma máscara cirúrgica (azul), que simboliza um corpo humano, é transportada numa maca por um rapaz a correr, nas vestes de um socorrista aflito, anuncia a chegada da 17ª edição do “Luanda Cartoon”, aberta sexta-feira, no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda.

Esse desenho, metáfora da pandemia da Covid-19, é o cartaz da presente edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação "Luanda Cartoon”.

O evento, que já é uma marca do movimento cultural de Luanda, congrega todas as idades, entre crianças, adolescentes e adultos, que contempla banda desenhada, cartoon e filmes de animação, e fica patente ao público até ao dia 24.

Houve restrições, este ano, no acesso à sessão inaugural por causa da Covid-19. Foram três actos (momentos) distintos, para permitir entradas e saídas para o público ávido em apreciar as histórias nacionais e estrangeiras.

O nível de organização do Festival, a representatividade de diferentes estilos, e a adesão de outros estúdios nacionais que produzem BD surpreendeu e ultrapassou as expectativas quer de nacionais quer de estrangeiros, como o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, e o embaixador da França, Daniel Vosgien, que estiveram presentes na cerimónia de inauguração, além do anfitrião, o director do Camões, Telmo Gonçalves.

O director do festival, Lindomar de Sousa, mostrou-se satisfeito pelo facto de o público colaborar com as medidas de biossegurança, sobretudo a gestão de acesso à sala imposta pelo Camões. "O público conseguiu respeitar as medidas, e graças à gestão do Camões foi algo maravilho”, não deixou de realçar a presença do ministro da Cultura, turismo e Ambiente, que acompanhou e "deu-nos o calor de que precisamos, traduzindo em novas parcerias, para breve, em prol da BD angolana”.

Esta semana, até quinta-feira, haverá uma oficina (workshop) sobre "Anatomia Artística” com modelos ao vivo, entre as 10h00 e as 12h00, cujos desenhos serão feitos por professores e artistas de BD. Na próxima semana surgem as visitas dos estudantes do ensino secundário, com destaque para os Institutos Politécnicos que têm a disciplina de desenho.

No período da tarde, decorre a mostra de filmes de animação, às 15h00, no auditório Pepetela, com entrada livre. Ontem foi exibido o documentário "Piratas no Território X”, de Paulo Airosa. Hoje é exibido o filme "Minguito na Terra da Palanca Negra”, do estúdio Olindomar.

ARTIGOS RELACIONADOS

/images/noticias/Cabetula-o-chines.jpg

O cartoon e a banda desenhada em Angola

Fonte Jornal de Angola Data 2022-12-18 21:17:09
http://www.lea.co.ao/images/noticias/teatro do cazenga.jpg

Globo Dikulo recebe 20 mil euros para criar empregos permanentes

Fonte Jornal de Angola Data 2020-05-20 09:11:04

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags