Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
EUA expulsam 15 diplomatas cubanos e Havana protesta duramente

EUA expulsam 15 diplomatas cubanos e Havana protesta duramente

| 2017-10-04 09:30:42 | Politica | 82
WASHINGTON/HAVANA (Reuters) - O governo Trump ordenou nesta terça-feira a expulsão de 15 diplomatas cubanos após retirar mais da metade de sua própria equipe da embaixada em Havana na semana passada, gerando um irritado protesto do governo cubano.

Com tensões entre os Estados Unidos e Cuba crescendo, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse que a decisão mais recente foi tomada por conta do “fracasso (cubano) em tomar medidas apropriadas” para proteger funcionários norte-americanos em Cuba que haviam sido alvos de “ataques” misteriosos que prejudicaram suas saúdes.

As medidas adotadas pelo governo do presidente Donald Trump marcam outro golpe à política de seu antecessor Barack Obama de reaproximação entre Washington e Havana, ex-rivais na Guerra Fria.

Autoridades do Departamento de Estado disseram que expulsões foram medidas recíprocas – e não punições – com objetivo de garantir que embaixadas norte-americanas e cubanas tenham “níveis equitativos de funcionários” enquanto investigações continuam sobre os inexplicados “ataques à saúde”.

Mas o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, denunciou as expulsões como uma “decisão injustificada”, acusou os Estados Unidos de cooperação insuficiente com a investigação cubana sobre os incidentes e pediu para Washington parar de politizar a questão.

A decisão dos EUA foi comunicada ao embaixador cubano José Ramón Cabañas nesta terça-feira e os diplomatas receberam sete dias para deixar o país, disse uma das autoridades, falando em condição de anonimato.

ARTIGOS RELACIONADOS

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags