Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Presidente da Fenaj: rejeição em extraditar Assange é 'vitória parcial' para a liberdade de imprensa

Presidente da Fenaj: rejeição em extraditar Assange é 'vitória parcial' para a liberdade de imprensa

Sputnik | 2021-01-05 13:04:48 | Politica | 79
Em entrevista à Sputnik Brasil, Maria José Braga, presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), avalia que a decisão de não extraditar Julian Assange foi pautada na debilidade de saúde do australiano, e não na liberdade de imprensa.

Nesta segunda-feira (4), a juíza do Tribunal de Londres, Vanessa Baraitser, negou a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, aos Estados Unidos. Na decisão, Baraitser considerou as condições de saúde de Assange, que sofre de diversas doenças mentais.

Por conta desta consideração, Maria José Braga, presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), avalia que pode ser precipitado afirmar que a decisão da juíza significa uma vitória da liberdade de imprensa.

"É uma vitória parcial. Claro que é uma vitória importante, porque preserva a vida do Julian Assange e reconhece que, nos Estados Unidos, ele [Assange] correria risco. Mas digo que é uma vitória parcial porque ela [a juíza] argumentou questões humanitárias, mas não tratou do mérito da questão, que é a liberdade de imprensa, ameaçada neste caso", avalia Braga.

A decisão desta segunda-feira (4) ainda cabe recurso, e é provável que os advogados do lado norte-americano ainda tentem reverter a situação para que Assange seja extraditado. Braga afirma que tanto a Fenaj quanto a Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês) continuarão pressionando não só para que o recurso seja negado, mas também para que Assange seja libertado.

PUB

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags