Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Bornito de Sousa: Agostinho Neto deixou a sua marca como estadista, político e humanista

Bornito de Sousa: Agostinho Neto deixou a sua marca como estadista, político e humanista

Jornal de Angola | 2020-09-18 06:06:10 | Politica | 89
O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, afirmou, ontem, em Luanda, que Agostinho Neto deixou a sua marca enquanto estadista, político, diplomata, homem de cultura, médico e humanista, tendo dedicado o melhor empenho na gestão de um país recém-independente e ainda envolto em conflitos internos e agressão externa.

Ao discursar no acto central do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, Bornito de Sousa considerou que algumas frases ditas por Agostinho Neto são de dimensão nacional, africana e universal. Citou, como exemplo, a frase “de Cabinda ao Cunene, um só povo, uma só Nação”, que assinala a importância de unidade e harmonia entre todos os angolanos, independentemente do local de nascimento, etnia e estatuto político, social ou académico.

A célebre frase “o mais importante é resolver o problema do povo”, Bornito de Sousa considera-a actual e exige o envolvimento e a participação das comunidades beneficiárias, “sendo disso excelentes exemplos os Orçamentos Participativos e o Voluntariado”.

O Vice-presidente da República citou outras célebres frases de Agostinho Neto, como “Angola é e sempre será, por vontade própria, a trincheira firme da revolução em África”, “África parece um corpo inerte onde cada um vem debicar o seu pedaço” e “Ah, quem comparou a África a uma interrogação cujo o ponto é Madagáscar” (do poema “Sim, em qualquer poema”).

Bornito de Sousa lembrou que, em 2022, assinala-se o centenário do nascimento do Presidente Agostinho Neto. Apesar de coincidir com o ano das próximas eleições gerais, disse, trata-se de um evento que está na agenda da Fundação Agostinho Neto e que deve merecer a devida atenção institucional, académia e da sociedade em geral.

ARTIGOS RELACIONADOS

http://www.lea.co.ao/images/noticias/presidente_joao_lorenço_na_lea.jpg

Presidente da República

Fonte Data 2017-09-27 10:42:35
http://www.lea.co.ao/images/noticias/O Dia da Cultura Nacional.jpg

Magnitude histórica e simbólica do Dia da Cultura Nacional

Fonte Jornal de Angola Data 2020-01-06 09:44:31

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags