Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
6 características que você precisa saber antes de comprar um notebook/computador para home studio

6 características que você precisa saber antes de comprar um notebook/computador para home studio

House2gether.com | 2020-01-10 10:42:18 | Autodidata | 121
Você quer comprar um notebook/computador para seu home studio e você se perde na infinidade de opções.

Quando você vai na loja, os vendedores indicam os computadores mais caros, para ganharem as maiores comissões.

Pra piorar, a loja não é especializada em áudio profissional e você acaba escolhendo um computador muito além das suas necessidades. Ou, que hoje lhe atende, mas daqui a alguns meses, essa realidade muda drasticamente.

Com o fato de ter adquirido um computador novo e com a decisão de voltar com o projeto da House2gether, decidi escrever um guia completo sobre como escolher um notebook/computador para home studio. Quero complementar o meu artigo que fala sobre como montar um home studio e muito em breve vou escrever outros assuntos que tenho em mente.

Sabemos que a produção musical está sempre interligada com outras competências na carreira musical e você deve ter isso em mente na hora de escolher o seu notebook/computador para home studio.

Alguns são tanto produtores musicais, quanto DJs, e tocam em eventos que oferecem CDJs, que foi o meu caso por muito tempo. Nessa situação, ou eu poderia alugar os equipamentos e tocar, obtendo baixo lucro e investindo pouco dinheiro inicial, ou comprar um notebook que me ajudaria a produzir minhas músicas, tocar nos eventos públicos/privados, auxiliaria na minha vida acadêmica e a lucrar mais no fim das gigs. Escolhi a segunda opção.

Outros produtores musicais criam grande parte dos arranjos no próprio programa e alguns, além de fazer isso, realizam a gravação de vocais para sua música. Para isso, é necessário um computador mais robusto e que tenha mais entradas USB para interligar periféricos ou um notebook mais potente que, em contra partida, dificultaria a mobilidade.

Enquanto outros produtores musicais preferem conectar diversos periféricos, como teclado MIDI, touchpads e bateria eletrônica, tanto para produzir as suas músicas, quanto para realizar live perfomance.

As características mais importantes na escolha de um notebook/computador para home studio vão mudar com a finalidade do equipamento. Então isso é o primeiro fator a ser levado em consideração na escolha deste equipamento primordial na produção musical.

O sistema operacional do notebook/computador para home studio que não trava
Uma dúvida que paira muito entre os produtores musicais é: qual sistema operacional devo escolher, Windows ou macOS?

Vou contar minha experiência pessoal com esse assunto.

Comecei a produzir ainda usando um computador com Windows XP, e era uma maravilha. Lembro que mesmo com um processador intermediário e pouca memória RAM, o computador me atendeu bem por diversos anos.

Isso tudo devido à preocupação que a Microsoft tinha em fornecer somente recursos que realmente o usuário final utilizaria.

Essa realidade mudou quando veio o Windows Vista, sistema operacional que não atendeu as expectativas do mercado, se comparado com o Windows XP. Era um sistema operacional muito pesado, exigia muita memória e processador para rodar todos os processos e recursos que muita das vezes o usuário final não utilizava, o que demandava investimento em hardware cada vez mais potente.

Windows 7
Com a chegada do Windows 7, houveram muitas correções realizadas no sistema que aumentaram a performance do computador e melhoraram os gráficos visuais em geral. Mas, eles ainda não retiraram diversos processos desnecessários que rodavam em segundo plano neste sistema operacional, o que, com as atualizações, veio a diminuir muito a performance do meu notebook com o passar do tempo.

Daí que nasceu o artigo que falo como melhorar a perfomance do FL studio, pois sabia que a aquisição de mais memória RAM ou de um processador mais potente seria uma solução temporária.

Windows 10
Com isso, resolvi instalar o Windows 10 no meu notebook para verificar o seu desempenho e fiquei decepcionado. Lembro de haver muito consumo de memória somente com o sistema ocioso e as músicas que produzia tranquilamente no Windows 7, não conseguia mexer com a utilização do Windows 10.

E para piorar a situação, presenciei casos em que se tinha um computador muito potente, mas, após as diversas atualizações do Windows 10, a pessoa teria que dar novos upgrades constantes para manter o computador rápido.

Por isso, voltei a utilizar o Windows 7 e usei o meu notebook até chegar em um ponto que não era mais viável consertá-lo.

Nisso, decidi comprar agora um computador, pois não estava mais tocando em eventos privados e os locais que toco quase sempre têm uma CDJ. Além disso, queria ter mais poder de processamento, o que adquirindo um computador é mais vantajoso.

Ao falar isso no grupo do whatsapp da House2gether, alguns amigos geeks me indicaram comprar um MAC em vez de continuar investindo em Windows.

Confesso que fiquei receoso devido aos preços caríssimos da Apple e teria que aprender a utilizar o sistema operacional.

MacOS
Até que buscando os preços dos modelos, encontrei o MAC Mini que consiste em um gabinete pequeno de 19,7 x 19,7 x 3,6 cm com algumas entradas USBs, saída de HDMI, saída Thunderbolt, conexão Ethernet, entrada e saída de áudio e entrada para cabo de força de energia.

A diferença de preço de um PC gamer para um MAC Mini usado fabricado em 2012 era bem pequena. Já sabia que se eu comprasse um PC gamer potente com o Windows 10, em pouco tempo após as atualizações do sistema operacional, quase certo que esse equipamento me deixaria na mão e teria que realizar um novo upgrade de hardware, coisa que não aconteceria tão cedo com um MAC.

Antes de falar da minha decisão na escolha do meu novo computador, vamos falar alguns parâmetros essenciais que você deve ter em mente ao escolher entre um MAC ou PC.

Software
O MAC foi todo desenvolvido com base no sistema UNIX que é o mesmo que sustenta o sistema operacional LINUX. Só essa característica já faz com que este equipamento tenha mais performance comparado ao PC. Com isso, a possibilidade de erros e travamentos na inicialização de qualquer aplicação no MAC é mínima.

Já o sistema Windows é difundido mundialmente e compatível com diversos programas, mas várias vezes precisamos de paciência para as atualizações do software para diminuir a quantidade de bugs.

Hardware
Quanto à parte física do PC, ele foi planejado para ser compatível com diversos dispositivos de uma infinidade de marcas que pode ser montada de acordo com as necessidades do usuário final. Além disso, contém diversas portas de entrada e saída para conexão de componentes.

A desvantagem disso é que o computador perde muito no requisito velocidade devido a essa generalização e falta de padrões.

Já no MAC não existe a possibilidade de haver tantas mudanças no processador, memória ou placa gráfica, mas tem a vantagem dos circuitos deste equipamento serem pensado de forma coesa com o projeto do software operacional, o que aumenta de forma absurda a velocidade deste equipamento, utilizando o mínimo de espaço físico possível.

ARTIGOS RELACIONADOS

http://www.lea.co.ao/images/noticias/tecnicas e os microfones mais usados.jpg

Microfones e Técnicas de captação

Fonte equipsom.pt Data 2019-12-09 17:37:52
/images/noticias/o timbre da sua guitarra.jpg

Como os tipos das cordas afetam o timbre da sua guitarra

Fonte Maquinasdemusica.com Data 2023-09-21 10:28:40

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags