Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Presidente João Lourenço assume compromisso de acelerar acções

Presidente João Lourenço assume compromisso de acelerar acções

Jornal de Angola | 2019-10-27 08:43:17 | Politica | 131
O Presidente João Lourenço chegou ontem a Luanda, proveniente de Sochi, onde prometeu empenhar-se na aplicação prática dos compromissos assumidos bilateralmente com a Rússia e os entendimentos com homólogos africanos.

“Da nossa parte, Senhor Presidente, tudo faremos para cumprir os compromissos que estabelecemos”, garantiu João Lourenço ao homólogo Vladmir Putin, com quem voltou a reunir, depois de em Abril terem mantido o primeiro encontro, que resultou na assinatura de acordos em várias áreas.

João Lourenço reconheceu que o intercâmbio com a Rússia ainda não atingiu os níveis desejados e garantiu que há espaço e vontade das partes em avançar.

O Presidente convidou os empresários russos a investirem em Angola, em todas as áreas, com destaque para os sectores energético, minas, agricultura, agro-indústria, indústria de equipamentos agrícolas e telecomunicações.

Além disso, defendeu uma cooperação que ajude os africanos a passarem de países exportadores de matérias-primas para exportadores de produtos manufacturados e industrializados, além de uma aposta forte nas novas tecnologias.

Com a Primeira-Dama, participou de um jantar oficial oferecido pelo anfitrião, no primeiro dia do evento, e recebeu líderes das principais empresas russas, como a gigante de diamantes Alrosa, parceira da Endiama em oito projectos em Angola. O país precisa mobilizar entre 250 e 300 milhões de dólares para o arranque da produção da mina do Luachi, que vai permitir atingir, em 2022, 14 milhões de quilates, contra os 9,5 milhões actuais.

João Lourenço realizou encontros bilaterais com o anfitrião, Vladmir Putin, e os homólogos da Mauritânia, Mohamed Ghazouani, de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e do Rwanda, Paul Kagame. O Presidente cabo-verdiano publicou uma mensagem, na qual diz ter acertado com o homólogo angolano, João Lourenço, a visita de Estado a Cabo Verde, que deve ocorrer antes da próxima Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendada para Julho do próximo ano, em Luanda.

ARTIGOS RELACIONADOS

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags