Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
África e Rússia estabelecem novas linhas de cooperação

África e Rússia estabelecem novas linhas de cooperação

Jornal de Angola | 2019-10-24 10:08:28 | Politica | 99
Os líderes africanos vão selar hoje, com a Rússia, em Sochi, um compromisso para definir as novas linhas de cooperação, tendo em vista o desenvolvimento de projectos conjuntos para acelerar o crescimento económico de África.

A “Declaração de Sochi” está a ser aguardada com muita expectativa, em função dos debates, iniciados ontem, no Fórum Económico Rússia-África, com a participação de cerca de 50 Chefes de Estado e de Governo dos países africanos, do anfitrião, Vladmir Putin, e de vários líderes de empresas de renome mundial, instituições financeiras e de seguro.

Ontem, a Cimeira iniciou com uma promessa do Presidente Vladmir Putin: a Rússia vai ampliar as representações comerciais no continente, para aproveitar as vantagens da instalação da zona de comércio livre continental, e aliviar o peso da dívida aos países africanos mais vulneráveis.

No discurso de abertura da Cimeira e, ao mesmo tempo do Fórum Económico, o Presidente russo lembrou que o comércio entre o seu país e África mais que duplicou nos últimos anos e ultrapassou os 20 mil milhões de dólares (mais de 40 por cento relacionado com o Egipto).

Dirigindo-se aos cerca de 50 Chefes de Estados e de Go-verno, além de líderes e representantes de companhias de renome mundial, o Presidente russo sublinhou que há um enorme potencial para crescimento e diversificação com outros Estados africanos.

Um dos factores para o optimismo do Presidente Vladmir Putin é a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto do continente africano que, segundo dados avançados no primeiro dia do Fórum, deve atingir os 29 triliões de dólares até 2050. “Hoje exportamos mais alimentos do que armas e estamos abertos a projectos conjuntos de investimento”, disse o Presidente Putin, muito aplaudido pelos homólogos e pelos homens de negócios que lotaram a sala, no centro de conferências do Parque Olímpico de Sochi.

Para mostrar o engajamento russo no desenvolvimento de África, Vladmir Putin disse que a Rússia já perdoou mais de 20 milhões de dólares de alguns países. A estratégia é fazer com que o dinheiro poupado sirva para financiar o aumento, a melhoria da qualidade dos produtos nacionais e acelerar o crescimento económico.

Outra área activa que o Presidente russo pretende reforçar o intercâmbio é a de pesquisa na área das do-enças infecciosas. A Rússia tem instalado na Guiné um centro de pesquisa que trabalha no desenvolvimento da vacina contra o ébola. “A Rússia foi dos primeiros países a reagir contra o ébola e concedeu, para combater este mal, mais de 60 milhões de dólares”, afirmou Vladmir Putin, para lembrar, igualmente, a aposta do seu país na formação de quadros africanos nas várias áreas, desde os anos 1990.

ARTIGOS RELACIONADOS

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags