Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Líderes africanos lançam Zona de Comércio Livre

Líderes africanos lançam Zona de Comércio Livre

| 2018-03-21 10:29:29 | Politica | 90
África dá hoje um importante passo para a sua integração económica, com o lançamento, em Kigali (Ruanda), da Zona de Comércio Livre Continental Africana, uma iniciativa apoiada pela maior parte dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), entre os quais Angola.

O Presidente da Republica, João Lourenço, encontra-se desde a tarde de ontem na capital ruandesa, onde participa, hoje, na décima sessão extraordinária da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que foi convocada especificamente para a assinatura do acordo que marca o lançamento da Zona de Comércio Livre Continental (ZCLC) e do Protocolo do Tratado que estabelece a Comunidade Económica Africana relativo à livre circulação de pessoas e bens no continente.

Hoje, antes da sessão de abertura da cimeira, está previsto um encontro, à porta fechada, em que apenas devem estar presentes representantes de cinco Estados-membros, chefes dos órgãos da União Africana e directores executivos. Na ocasião, Mahamadou Issoufou, Presidente do Níger, e líder do processo de criação da ZCLC, faz a apresentação do seu relatório.
No encontro restrito, são, igualmente, analisados e adoptados os instrumentos jurídicos relativos à zona de comércio, e dos projectos de decisão e declaração da Conferência de Chefes de Estado sobre a ZCLC.

Na sessão de abertura devem discursar o presidente em exercício da União Africana (UA) e Chefe de Estado do Ruanda, Paul Kagame, o presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, e o estadista nigerino, Mahamadou Issoufou, na qualidade de líder do processo de criação da ZCLC. Seguem as declarações dos directores executivos das comunidades económicas regionais e de Chefes de Estado e de Gover-no do continente.

Além do acordo que cria a Zona de Comércio Livre Continental e do Protocolo do Tratado que estabelece a Comunidade Económica Africana relativo à livre circulação de pessoas, direito de residência e de estabelecimento, deve igualmente ser assinada hoje a Declaração de Kigali sobre o Lançamento da ZCLC. O discurso de encerramento é proferido pelo presidente em exercício da UA, Paul Kagame.

ARTIGOS RELACIONADOS

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags