Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Carlitos Vieira Dias encerra temporada do

Carlitos Vieira Dias encerra temporada do "show do mês"

| 2017-11-27 10:21:33 | Arte & Cultura | 91
Colado às harmonias e ao fraseado dissonante, característico do jazz, Carlitos Vieira Dias introduziu novas sonoridades à estrutura tradicional de execução do semba que, até então, raras vezes se emancipava dos acordes naturais, tendo personalizado um estilo que facilmente o identifica, na linha de continuidade e modernização da estrutura rítmica da Massemba.

Carlitos Vieira Dias apareceu em palco pela primeira vez em 1966, com o grupo “Angolanos do ritmo”, formação que integrava o seu primo, Aguinaldo Vieira Dias, que o levou depois para o conjunto "Os gingas", do carismático Duia, do qual recordou um espectáculo realizado, ainda nos anos sessenta, no Ngola Cine. Intérprete, guitarrista e potencialmente criativo, ao nível dos arranjos musicais, Carlitos Vieira Dias teve o privilégio de assistir com frequência, os ensaios do “Ngola Ritmos”, e ouvia o seu pai, o emblemático, Liceu Vieira Dias, nas ocasiões que em que se sentava ao piano. Carlitos Vieira Dias recordou que o seu avô paterno, José Vieira Dias, tocava concertina e piano, factor que contribuiu, por herança genealógica, para a formação da sua personalidade musical.

Herdeiro das experiências rítmicas do conjunto Ngola Ritmos, e das guitarras de Liceu Vieira Dias, Nino Ndongo e José Maria, Carlitos Vieira Dias atravessou, dos anos sessenta até à actualidade, os momentos mais importantes da história da Música Popular Angolana.

Filho de Carlos Aniceto Vieira Dias e de Altina Malheiros José Carlos, Carlitos Vieira Dias nasceu no dia 17 de Novembro de 1949, em Luanda, e ajudou a fundar os mais emblemáticos agrupamentos musicais angolanos, exceptuando os “Águias Reais”, Jovens do Prenda e Kissanguela, e apontou o nome de grandes figuras da música que, ao longo dos anos sessenta, impulsionaram a intelectualidade musical angolana: “Sou da época do Eleutério Sanches, Tonito, Sara Chaves, LillyTchiumba, Garda e seu conjunto, Alberto Teta Lando, Rui Mingas, Vun-Vun e Alba Clington”, recordou Carlitos Vieira Dias.

ARTIGOS RELACIONADOS

http://www.lea.co.ao/images/noticias/Carlitos Vieira.jpg

Carlitos Vieira Dias no Show do Mês Live

Fonte Jornal de Angola Data 2020-07-09 23:59:34
/images/noticias/Carlitos Vieira Dias em concerto.jpg

Carlitos Vieira Dias em concerto no "Jazz In Concerts"

Fonte Jornal de Angola Data 2022-12-12 15:24:18

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags