O guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour, anunciou que todas as suas músicas solo, bem como todo o catálogo da banda de rock progressivo pré-1987, serão retirados dos serviços de streaming na Rússia e na Bielorrússia na sexta-feira devido ao conflito na Ucrânia.
“Para apoiar o mundo em condenar fortemente a invasão da Ucrânia pela Rússia, as obras do Pink Floyd, de 1987 em diante, e todas as gravações solo de David Gilmour estão sendo removidas de todos os provedores de música digital na Rússia e na Bielorrússia a partir de hoje”, disse um comunicado. postado na conta do Twitter da banda.
Os EUA e a maioria de seus aliados denunciaram a ofensiva russa, decretando amplas sanções econômicas contra a Rússia. Muitas organizações internacionais e empresas privadas seguiram o exemplo, banindo atletas russos, cancelando eventos culturais e cessando a cooperação.
Além dos governos ocidentais proibirem o comércio e os contatos com a Rússia, várias empresas também pararam de fazer negócios no país, enquanto as principais redes de mídia social baseadas nos EUA passaram a censurar a mídia russa e desmonetizar todos os usuários russos.