Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Globo terrestre com máscara dá vida ao “Luanda Cartoon”

Globo terrestre com máscara dá vida ao “Luanda Cartoon”

Jornal de Angola | 2021-09-14 10:57:31 | Arte & Cultura | 448
O globo terrestre com ramificações de alguns tubos e uma máscara cirúrgica (azul), que simboliza um corpo humano, é transportada numa maca por um rapaz a correr, nas vestes de um socorrista aflito, anuncia a chegada da 17ª edição do “Luanda Cartoon”, aberta sexta-feira, no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda.

Esse desenho, metáfora da pandemia da Covid-19, é o cartaz da presente edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação "Luanda Cartoon”.

O evento, que já é uma marca do movimento cultural de Luanda, congrega todas as idades, entre crianças, adolescentes e adultos, que contempla banda desenhada, cartoon e filmes de animação, e fica patente ao público até ao dia 24.

Houve restrições, este ano, no acesso à sessão inaugural por causa da Covid-19. Foram três actos (momentos) distintos, para permitir entradas e saídas para o público ávido em apreciar as histórias nacionais e estrangeiras.

O nível de organização do Festival, a representatividade de diferentes estilos, e a adesão de outros estúdios nacionais que produzem BD surpreendeu e ultrapassou as expectativas quer de nacionais quer de estrangeiros, como o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, e o embaixador da França, Daniel Vosgien, que estiveram presentes na cerimónia de inauguração, além do anfitrião, o director do Camões, Telmo Gonçalves.

O director do festival, Lindomar de Sousa, mostrou-se satisfeito pelo facto de o público colaborar com as medidas de biossegurança, sobretudo a gestão de acesso à sala imposta pelo Camões. "O público conseguiu respeitar as medidas, e graças à gestão do Camões foi algo maravilho”, não deixou de realçar a presença do ministro da Cultura, turismo e Ambiente, que acompanhou e "deu-nos o calor de que precisamos, traduzindo em novas parcerias, para breve, em prol da BD angolana”.

Esta semana, até quinta-feira, haverá uma oficina (workshop) sobre "Anatomia Artística” com modelos ao vivo, entre as 10h00 e as 12h00, cujos desenhos serão feitos por professores e artistas de BD. Na próxima semana surgem as visitas dos estudantes do ensino secundário, com destaque para os Institutos Politécnicos que têm a disciplina de desenho.

No período da tarde, decorre a mostra de filmes de animação, às 15h00, no auditório Pepetela, com entrada livre. Ontem foi exibido o documentário "Piratas no Território X”, de Paulo Airosa. Hoje é exibido o filme "Minguito na Terra da Palanca Negra”, do estúdio Olindomar.

ARTIGOS RELACIONADOS

/images/noticias/Cabetula-o-chines.jpg

O cartoon e a banda desenhada em Angola

Fonte Jornal de Angola Data 2022-12-18 21:17:09
http://www.lea.co.ao/images/noticias/teatro do cazenga.jpg

Globo Dikulo recebe 20 mil euros para criar empregos permanentes

Fonte Jornal de Angola Data 2020-05-20 09:11:04