Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Morreu o escritor Dario de Melo

Morreu o escritor Dario de Melo

Jornal de Angola | 2022-06-07 11:56:35 | Arte & Cultura | 401
O escritor Dario de Melo, considerado o pai da literatura infantil angolana, morreu domingo, na cidade de Benguela, sua terra natal, vítima de doença, aos 85 anos.

Homem das letras, Dario de Melo foi cronista, editor no Instituto Nacional do Livro e do Disco, professor, inspector escolar, radialista, funcionário do Ministério da Informação e gerente agro-pecuário.

Em reacção à morte do escritor, a esposa Elizabete Maria Pereira considerou ser um duro golpe, tendo recordado as crónicas de autoria do marido que eram lidas todas as quartas-feiras no programa "Boa Noite Angola” da Rádio Nacional de Angola (RNA). "Dario deixou escritos que não foram lidos e que vão ficar para recordação apenas”, disse Elizabete Maria Pereira, sublinhando que "ele partiu mas foi muito feliz, pois deixou grandes amizades em Angola e no mundo”.

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Silvino de Pina Zau, em nota de condolências, refere que foi com profunda dor e consternação que tomou conhecimento do passamento físico do escritor Dario de Melo, ocorrido domingo, na cidade de Benguela, por doença. "Nesta hora de dor e luto, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Silvino de Pina Zau, em nome de todos os seus colaboradores, endereça à família enlutada os sentimentos de pesar”,refere a nota.

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) lamentou, ontem, a morte do jornalista, escritor e professor, Dario de Melo, ocorrida domingo, na província de Benguela, vítima de doença.

Em mensagem de condolências, o MINTTICS destaca as várias funções exercidas por Dário de Melo, como de inspector escolar, editor no Instituto Nacional do Livro e do Disco, bem como a de funcionário do Ministério da Informação, de 1992 a 1994.

Neste momento de dor e luto, o ministro Manuel Homem, em seu nome próprio e do colectivo de trabalhadores do MINTTICS, endereça à família enlutada, amigos e colegas os mais sentidos sentimentos de pesar.

O secretário-geral da União dos Escritores Angolanos (UEA), David Capelenguenha, que confirmou ao Jornal de Angola a morte do confrade, afirmou que Dario de Melo é um dos nomes mais sonantes da literatura infantil angolana, escritor, jornalista e cronista, nome importante da literatura angolana”.

De acordo com o secretário-geral da UEA, Dario de Melo morreu na cidade que o viu nascer, Benguela "foi onde passou os seus últimos anos de vida e é um grande constrangimento para nós, um membro muito activo, uma pessoa dedicada e en-gajada para a actuação da União dos Escritores Angolanos, tendo exercido de 1992 a 1994 a função de presidente da Mesa da Assembleia-Geral”.

ARTIGOS RELACIONADOS