Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA, manifestou seu descontentamento no X em relação ao desrespeito pelas leis do país pelo partido no poder, o MPLA.
Em sua declaração, Costa Júnior afirmou: "Grupo Parlamentar do MPLA mostrou-nos hoje, mais uma vez, que sem o controlo da CNE e do Tribunal Constitucional perde o poder. Por isso na manhã de hoje votou contra as Leis e contra o voto dos eleitores. Nas últimas eleições perdeu mandatos mas pretende manter o controlo absoluto da CNE. O poder não justifica perda de referências e a violação das leis. Se as instituições não são capazes de defender o Direito, nós vamos lutar para o defender."
A declaração de Costa Júnior destaca a preocupação com a integridade das instituições democráticas e a necessidade de lutar pela defesa do Direito em Angola. Os utilizadores da referida plataforma saíram em defesa do presidente da UNITA com textos como: "MPLA simplesmente a ser MPLA. É sempre bom tentar pelas vias institucionais para gerar mudança…mas é mais do que claro que com essa gente não funciona assim. MPLA sempre vai ser MPLA."
ASSEMBLEIA NACIONAL: Grupo Parlamentar do MPLA mostrou-nos hoje, mais uma vez, que sem o controlo da CNE e do Tribunal Constitucional perde o poder. Por isso na manhã de hoje votou contra as Leis e contra o voto dos eleitores. Nas últimas eleições perdeu mandatos mas pretende… pic.twitter.com/4wNHzqTre5
— Adalberto Costa Júnior (@AdalbertoCostaJ) October 31, 2024