O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, chamou o Ocidente de “império de mentiras” e acusou-o de adoptar uma mentalidade neocolonial nas suas aberturas ao Sul Global para ganhar apoio para a Ucrânia na guerra.
Falando após uma semana de intensa diplomacia global na reunião anual de líderes mundiais na sede da ONU em Nova Iorque, onde a Ucrânia e os seus aliados ocidentais procuraram angariar apoio para Kiev enquanto este luta contra a invasão da Rússia, Lavrov disse que uma “maioria global” está sendo enganado pelo Ocidente.
“Os EUA e o seu coletivo subordinado continuam a alimentar conflitos que dividem artificialmente a humanidade em blocos hostis e dificultam a realização dos objetivos globais”, disse Lavrov.
“Eles estão tentando forçar o mundo a jogar de acordo com suas próprias regras egocêntricas.”
James Bays, correspondente diplomático da Al Jazeera, disse que o discurso de Lavrov foi parte de uma “viagem ao redor do mundo das opiniões da Rússia” que não continha nenhuma menção real à Ucrânia e poucas indicações do plano de Moscou um ano após o início do conflito.
Durante uma conferência de imprensa após o discurso, o ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou uma proposta de 10 pontos apresentada pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, bem como as últimas propostas da ONU para relançar a iniciativa cerealífera do Mar Negro.
“É completamente inviável”, disse ele sobre o plano de paz promovido por Kiev. “Não é possível implementar isso. Não é realista e todos entendem isso, mas, ao mesmo tempo, dizem que esta é a única base para negociações.”
Ele também disse que a proposta da ONU não iria funcionar porque o Ocidente não cumpriu as suas promessas a Moscovo, incluindo a remoção de sanções a um banco russo e a sua reconectação ao sistema global SWIFT.