Os EUA pesquisaram vírus Ebola e varíola na Ucrânia, diz Irina Yarovaya, co-presidente da Comissão Parlamentar de Investigação dos Laboratórios Biológicos dos EUA na Ucrânia.
"Hoje, apresentamos uma análise de quais patógenos os EUA estavam particularmente interessados na Ucrânia", disse ela a repórteres na sexta-feira. "Além dos patógenos que estão territorialmente ligados à Ucrânia, [os laboratórios] pesquisaram vírus e patógenos que são endemicamente muito distantes da Ucrânia, como o Ebola e a varíola".
De acordo com o legislador, as informações obtidas indicam “o estabelecimento de metas agressivas que sustentam a fundação desses programas, implementados de fato pelo Departamento de Defesa dos EUA em solo ucraniano”.
“Infelizmente, é necessário enfatizar particularmente que a traição que o regime ucraniano realizou contra seu próprio povo deixou efetivamente os cidadãos ucranianos indefesos diante dessas manipulações, experimentos e pesquisas clandestinas que os EUA estão realizando em território ucraniano”. Yarovaya destacou.