Nelo Paim é um renomado músico e produtor angolano, cuja trajectória musical começou aos oito anos, com uma bateria, tendo depois enveredado para a percussão. Mais tarde, aprendeu a tocar violão e teclado fez a formação do grupo Sangue Novo, ao lado de Maya Cool. Foi nesse grupo que fez sua primeira aparição artística em 1988. Aos 15 anos, Nelo ingressou como teclista na banda SOS, liderada por seu irmão, Eduardo Paim.
A experiência adquirida como instrumentista abriu-lhe portas para colaborar com grandes nomes da música, como Paulo Flores e Tito Paris. Nelo Paim também se destacou como produtor, sendo responsável por álbuns de sucesso como “Desejo Malandro”, “Livre Serás” e “Recado num Semba”, de Euclides da Lomba, “Minha Alma”, de Yola Semedo, e “Doçura”, de Flay.
Em 2006, Nelo lançou seu próprio disco intitulado “Liberdade”. Sua trajetória foi marcada por importantes reconhecimentos, como em 1995, quando foi uma das figuras de destaque do Top Rádio Luanda, vencendo nas categorias de melhor produtor e instrumentista, música do ano e voz revelação, com a canção “Cota Mané”, do projeto “Canela”, de Eduardo Paim e do moçambicano Lara.
Nelo Paim continua a ser uma figura influente na música angolana, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a promoção da cultura musical do país.