Zézé Gamboa nasceu em Luanda em 1955. Começou a trabalhar como produtor noticioso na televisão angolana em Maio de 1974. Em 1980 mudou-se para a Europa, passando nove anos em Paris e outros sete na Bélgica, antes de se estabelecer em Lisboa.
Gamboa começou a fazer filmes fazendo documentários. Trabalhou também em Terra Estrangeira (1995), com direção de Walter Salles, e Vontade de Napomuceno, adaptação cinematográfica de Francisco Manso de 1997 do romance de Germano Almeida O Último Testamento do Senhor da Silva Araújo.
O Herói (2004) conta a história de um homem que tenta recuperar seu membro protético roubado em uma Angola que tenta se reconstruir após a guerra civil. Recebeu o Prêmio do Júri de Cinema Mundial no Festival de Cinema de Sundance de 2005, entre mais de 25 prêmios em festivais de cinema.
O crítico Olivier Barlet caracterizou The Great Kilapy (2012) de Gamboa, "um filme biográfico burlesco sobre um vigarista profissional" na Angola dos anos 1970, como uma farsa para "revelar até que ponto as contradições da colônia já traziam as sementes da descolonização".
Fonte: Wikipedia