Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao

Grácia Ferreira

  • E/Civil: Solteiro
  • Data na lea : 20/12/2025

Contactos Para Shows (ou Trabalho Diversos)
PUB

Biografia

Engrácia Ferreira dos Santos, conhecida artisticamente como Grácia Ferreira, nasceu em 1973, em Luanda, Angola. Desde cedo revelou interesse pelas artes visuais, tendo concluído o Ensino Secundário em Artes Plásticas no Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC), onde defendeu como trabalho final de escultura o tema “Diferença Conceptual entre Estatueta e Estátua”.

Durante a sua juventude, na baixa de Luanda, conviveu com outros artistas com quem integrou o grupo “Os Nacionalistas”, criado com o objetivo de promover a arte popular angolana. A sua formação é centrada na escultura, mas o seu percurso artístico expandiu-se naturalmente para a pintura, o baixo-relevo e a experimentação com diversos materiais.

Ao longo da carreira, Grácia Ferreira participou em exposições individuais e coletivas em Angola, Portugal, Cabo Verde e Cuba. Em 1998, recebeu uma Menção Honrosa na ENSARTE, e em 2000 foi distinguida com o Prémio Juventude de Escultura ENSARTE, reconhecimento importante na consolidação do seu percurso artístico. Em 2014, realizou a exposição individual “Retrospetiva do In-maginário II”, na Galeria Tamar Golan, em Luanda.

Em 2015, integrou o projeto editorial “A Face da Arte Angolana Contemporânea – 40 Anos de Independência, 40 Obras de 20 Artistas”, promovido pela Fundação Arte e Cultura e Adriano Maia Internacional. No ano seguinte, participou na exposição coletiva “Re-Encontros”, no Centro Cultural Camões, em Luanda. Em 2020, integrou a exposição virtual “Pandemia: Works by Angolans in Portugal”, refletindo um período de incerteza vivido pelos artistas durante a crise sanitária global.

A sua prática artística caracteriza-se pela exploração de acrílico, óleo e aguarela, aplicados sobre tela, papel e materiais reciclados, com destaque para o vidro reutilizado, evidenciando uma preocupação ambiental. A cor assume um papel central na sua obra, marcada pela convivência entre o surrealismo, o abstracionismo e referências ao quotidiano e à realidade africana, filtradas por uma imaginação profundamente pessoal.

Para além da criação artística, Grácia Ferreira exerceu funções como professora de Educação Visual e Trabalhos Manuais em Angola e mantém um estúdio que funciona simultaneamente como espaço de criação, exposição e comercialização de obras. Participou ainda em projetos curatoriais coletivos, como a exposição “Gina Diama (Meu Nome, Minha História)”, apresentada na Galeria Artistas de Angola, em Lisboa, onde expôs ao lado de outros artistas angolanos.

A sua obra reflete um percurso coerente e contínuo na arte contemporânea angolana, cruzando memória, identidade, experimentação material e expressão simbólica, afirmando Grácia Ferreira como uma artista de linguagem própria e consistente.

PUB

Artistas Recém Adicionados

Conjunto Os Anjos
Conjunto Os Anjos Conjunto Musical
📅 17-12-2025
Nelo Teixeira
Nelo Teixeira Artista Plástico
📅 19-12-2025
Gil África
Gil África Musico
📅 17-12-2025
Daniell Bendjiza
Daniell Bendjiza Cantor e Produtor
📅 12-12-2025
Ressurreição
Ressurreição Grupo Musical
📅 12-12-2025
Jorge Sistelo
Jorge Sistelo Artista Plástico
📅 20-12-2025
Guizef
Guizef Artista Plástico
📅 19-12-2025

PUB


Referência