Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Governo restringe importações com divisas do Tesouro Nacional

Governo restringe importações com divisas do Tesouro Nacional

Jornal de Angola | 2020-08-25 07:56:00 | Politica | 125
O Governo vai deixar de disponibilizar fundos do Tesouro para a importação de produtos de elevado consumo interno, que o país tem capacidade para produzir.

A decisão foi tomada, ontem, na oitava reunião ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço. O comunicado, emitido no final da reunião, refere que a medida visa proteger a produção nacional e permitir que os recursos cambiais de que o país dispõe sejam destinados ao serviço do desenvolvimento económico e social.

Em declarações à imprensa, o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, afirmou que entre os produtos visados estão hortícolas, leguminosas e bens de transformação industrial, que não especificou. O ministro informou que, a partir de agora, quem quiser importar os referidos produtos deverá fazê-lo com recursos e fundos próprios.

Acrescentou que o Ministério da Indústria e Comércio vai exarar um Decreto Executivo a clarificar essas medidas. Em comunicado, o Ministério da Indústria e Comércio informou que, na primeira fase de aplicação das medidas de política em relação à importação de produtos de elevado consumo interno, fica vedado o acesso a divisas do Tesouro às solicitações para a importação de massango, massambala, batata-doce, alho, cebola, cenoura, feijão, amendoim (ginguba), tomate e água engarrafada.

O comunicado esclarece que as medidas estão alinhadas aos instrutivos da Organização Mundial do Comércio (OMC). A Comissão Económica apreciou, também, o relatório de Balanço do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) referente ao I Semestre de 2020.

ARTIGOS RELACIONADOS

http://www.lea.co.ao/images/noticias/juntos_fomos_fortes.jpg

Juntos fomos mais fortes

Fonte Data 2017-08-17 17:23:00
http://www.lea.co.ao/images/noticias/ze_eduardo.jpg

“Deixei mais de 15 mil milhões de dólares no BNA”

Fonte Jornal de Angola Data 2018-11-22 13:28:31

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags