Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Ritmos do Idimakaji no Icolo e Bengo

Ritmos do Idimakaji no Icolo e Bengo

Jornal de Angola | 2020-02-06 12:16:19 | Arte & Cultura | 150
Um espectáculo de música e dança folclórica é realizado no próximo dia 12, às 15h00, na localidade de Zambela, município de Icolo e Bengo, pelo grupo Idimakaji, para saudar o 23º aniversário da fundação do colectivo.

Ao longo do espectáculo, afirmou, ontem, ao Jornal de Angola, Adão José “Fabião”, membro do grupo, vão ser interpretadas canções ligadas ao folclore nacional, como forma de valorizar e difundir mais este género musical.

Fabião prometeu ainda levar à apreciação da população daquela região de Luanda o melhor da música tradicional feita pelo Idimakaji durante 23 anos. “Escolhemos a data porque é o dia em que celebramos mais um aniversário e decidimos comemorar, de forma interactiva, com os fãs, pois é graças a eles que continuamos a seguir em frente”, revelou.

Para melhor aproximar o género musical e a realidade à qual o grupo se propõe defender, o espectáculo, esclareceu, vai ser feito num palco montado debaixo de um embondeiro, como forma de incentivar, o público, a defender e valorizar as tradições, numa época de constante aculturação da juventude.

Outro objectivo do espectáculo ser realizado na localidade de Zambela, disse, é aproveitar ao máximo as belezas naturais da região para promover o turismo cultural. “É preciso levar as actividades artísticas até outros pontos do país, de forma a descentralizá-las”. No espectáculo deste ano, ao contrário do de 2019, em que os convidados foram os membros do grupo carnavalesco União Jovens do Mukuaxi, há as participações dos cantores Zé Mix, vencedor do Top Rádio Luanda 2015, na categoria folclore, e Arlindo Fabião, um produtor da nova geração.

O repertório do espectáculo inclui temas do CD “Antonica” e inéditos do próximo disco “Kadia Pemba”. “Escolhemos músicas destes discos, porque algumas delas retratam aspectos culturais do país, muito próximos da actual realidade dos habitantes de Catete, Bom Jesus, Mazozo, Zambela e Kabala.

ARTIGOS RELACIONADOS

http://www.lea.co.ao/images/noticias/deputado_mendes.jpg

Obra e vida de Uanhenga Xitu no Instituto Camões

Fonte Jornal de Angola Data 2019-11-04 13:37:31
http://www.lea.co.ao/images/noticias/covid-19.jpg

Covid-19: Aumentam escolas com água da rede pública

Fonte Jornal de Angola Data 2020-09-06 18:23:22
http://www.lea.co.ao/images/noticias/guitarristas angolanos.jpg

A guitarra angolana e os seus precursores

Fonte Jornal de Angola Data 2021-05-24 03:49:30

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags