Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Rússia ordena retirada de diplomatas dos EUA

Rússia ordena retirada de diplomatas dos EUA

| 2017-07-30 09:26:43 | Politica | 381
A Rússia ordenou ontem a redução do número de diplomatas norte-americanos na Embaixada dos EUA em Moscovo e nos consulados em resposta às últimas sanções impostas por Washington, numa decisão que reflecte a forte tensão na actual relação entre as duas potências mundiais.

“Pedimos à parte norte-americana que, a partir de 1 de Setembro, reduza o número de diplomatas e colaboradores que trabalham na Embaixada dos Estados Unidos em Moscovo e nos consultados de São Petersburgo e outras cidades, até ao mesmo número do pessoal diplomático russo nos EUA”, cita um comunicado do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros divulgado na sua página electrónica.

“Isto significa que o número total do pessoal nas representações diplomáticas e consulares norte-americanas na Rússia se reduz para 455 pessoas”, o mesmo número de funcionários russos nos EUA, acrescenta. O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou, além disso, que, a partir de 1 Agosto, a Embaixada dos EUA não poderá utilizar armazéns na capital russa nem tão pouco a mansão que dispõe em Serebrianyi Bor, uma zona privilegiada de Moscovo. “Nós reservamo-nos o direito a adoptar, com base no princípio de reciprocidade, novas medidas que podem afectar os direitos dos EUA”, adverte o comunicado.

O anúncio da diplomacia de Moscovo acontece um dia depois de o Congresso americano concluir o processo de votação de uma lei que endurece as sanções contra a Rússia.

ARTIGOS RELACIONADOS