Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Cultura reforça aposta no controlo das obras

Cultura reforça aposta no controlo das obras

Jornal de Angola | 2019-08-01 12:33:36 | Arte & Cultura | 394
O Ministério da Cultura, através do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (Senadiac), prevê, até ao final deste ano, começar a cobrar 88 kwanzas, pelos selos de autenticidade de cada produto de arte colocado no mercado nacional.

A informação foi avançada, ontem , em Luanda, pelo director Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, Barros Licença, por ocasião de uma reunião com os representantes dos principais grupos beneficiários destes direitos.

Barros Licença explicou que o valor de 88 kwanzas vai ser cobrado por unidade. Porém, adiantou, a forma como o produto vai ser negociado entre as partes pode ficar incluso nos custos de produção.

A alfândega, disse, não vai permitir o levantamento do produto sem a solicitação de uma declaração do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SNDAC), no qual consta a legitimidade da obra. “É uma forma de controlo e combate à pirataria”, disse. Aguardando ainda à publicação do diploma legal, que acredita entrar em vigor este ano, Barros Licença está convicto de que a Lei vai ajudar a minimizar algumas das principais inquietações dos beneficiários dos direitos de autor.

“Esperemos que tudo esteja pronto até ao final do ano, ou mais tardar no primeiro trimestre de 2020.”

ARTIGOS RELACIONADOS