Slash já admitiu lembrar de poucos detalhes dos anos 1980, mas seu grande problema, ele comenta em entrevista ao site Kerrang, se deu durante os anos 2000, quando integrou o Velvet Revolver.
A banda existiu entre 2002 e 2008 e era um supergrupo do rock. Tinha, no seu line-up, nomes como Scott Weiland (voz, do Stone Temple Pilots), Dave Kushner (guitarra, do Electric Love Hogs), Duff McKagan (baixo, Guns N' Roses) e Matt Sorum (baterista, do The Cult e também do GNR), além de Slash.
Foi nesse período no qual o guitarrista se viu próximo da morte e esteve muito próximo do fundo do poço. "Tive experiências o bastante depois das quais a maioria das pessoas diriam: 'OK, vou parar com isso.' Esses momentos não me davam medo, contudo. E, apesar de tudo, eu consegui me manter funcionando e seguindo em frente."
"Não foi um problema até 2005", ele recorda. "Houve um período em em 2001 no qual eu estava muito envenenado de álcool e aquilo me sugava por um tempo e, então, começava tudo de novo. Os anos de 2004 e 2005 foram realmente ruins."