O Chefe de Estado, João Lourenço, chegou ontem a Berlim para uma visita de dois dias, durante a qual será assinada uma Declaração de Intenções no domínio dos Transportes Aéreos, das Finanças, da Geologia e da Agricultura.
Angola quer contar com a Alemanha no fornecimento de equipamentos aeronáuticos e na formação de quadros do sector da Geologia. Neste domínio, prevê-se a cooperação entre os institutos geológicos dos dois países cujo documento deverá ser assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e pelo seu homólogo alemão, Heiko Maas.
Na área das Finanças, os governos de Angola e da Alemanha pretendem estabelecer uma cooperação para a isenção recíproca das representações diplomáticas do imposto sobre o valor acrescentado (IVA), que Angola começa a tributar nos próximos tempos. A intenção é eliminar este tipo de imposto para os diplomatas dos dois países.
No fórum empresarial, em que devem participar mais de 300 homens de negócios, o Presidente da República vai mobilizar apoio para a diversificação da economia. O Chefe de Estado deve ainda manter um encontro com a comunidade angolana na Alemanha.