Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Escândalos de corrupção lançam uma sombra sobre as eleições gerais antecipadas em Portugal e podem favorecer os populistas

Escândalos de corrupção lançam uma sombra sobre as eleições gerais antecipadas em Portugal e podem favorecer os populistas

AP | 2024-02-26 11:14:14 | Politica | 245
LISBOA, Portugal (AP) – O período oficial de campanha de duas semanas antes das eleições gerais antecipadas em Portugal começou no domingo, com a expectativa de que os dois partidos dominantes moderados do país mais uma vez obtenham a maioria dos votos, mas com a ascensão esperada de um partido populista potencialmente adicionando impulso à deriva da Europa para a direita.

O Partido Socialista de centro-esquerda e o Partido Social Democrata de centro-direita alternaram-se no poder durante décadas. Mas não têm a certeza de quanto apoio poderão necessitar dos partidos rivais mais pequenos para as votações parlamentares necessárias para formar um governo após a votação de 10 de Março.

Escândalos de corrupção lançaram uma sombra sobre as urnas. Também alimentaram o desencanto público com a classe política do país enquanto Portugal se prepara para celebrar 50 anos de democracia, após a Revolução dos Cravos que derrubou uma ditadura de direita em 25 de Abril de 1974.

A eleição está sendo realizada após o colapso de um governo socialista em novembro passado, após uma investigação de corrupção. Esse caso provocou uma busca policial à residência oficial do Primeiro-Ministro António Costa e a detenção do seu chefe de gabinete. Costa não foi acusado de nenhum crime.

ARTIGOS RELACIONADOS