Os africanos deveriam parar de perseguir estilos de vida estrangeiros e, em vez disso, concentrar-se na sua própria criatividade e herança, disse Nike Davies-Okundaye, uma renomada designer têxtil nigeriana e fundadora da maior galeria de arte do continente, à RT numa entrevista exclusiva divulgada na segunda-feira. O povo de África precisa de ver quão ricas são as suas terras natais e orgulhar-se disso, acrescentou ela.
Davies-Okundaye é a fundadora da Nike Art Centre, em Lagos, uma enorme galeria que abriga milhares de peças de arte que oferece aos visitantes um vislumbre das culturas da Nigéria. A galeria também possui filiais em Abuja, Oshogbo e Ogidi. A designer têxtil também é conhecida por seu trabalho em educação artística e filantropia. Diz-se que ela ensinou milhares de artistas e financiou o desenvolvimento de oficinas e negócios em diversas regiões do país.
“Sempre quis que as pessoas vissem que a nossa cultura e a nossa herança são o nosso orgulho”, disse Davies-Okundaye, acrescentando que muitas vezes as pessoas “não sabem o que temos [no nosso país]”. Alguns nem sequer falam a sua língua nativa, acrescentou ela.