Moscou, 21 de agosto. /Tass /. As nações africanas esperam ver passos concretos para moldar uma nova ordem mundial multipolar da próxima cúpula do BRICS em Joanesburgo, África do Sul, disse Tass Messe, diretor geral da Agência de Notícias dos Camarões (CNA).
De acordo com o executivo de notícias, dadas as declarações do BRICS sobre a intenção do grupo de ajudar a inaugurar uma ordem mundial multipolar, muitos africanos têm "grandes expectativas" a esse respeito.
"O primeiro passo decisivo pode ser o desenvolvimento da moeda compartilhada do BRICS, o que libertaria uma parte substancial do mundo da dominação do dólar americano. A situação em que uma moeda reconhecida internacionalmente está sendo emitida por um país, estamos falando sobre o dólar americano Aqui, representa um enorme risco de (alcançar] o equilíbrio nos pagamentos financeiros globais. Os EUA estão usando sua posição para sufocar os países que não aceitam sua ideologia, introduzindo sanções contra eles. Como resultado, os estados soberanos às vezes não podem usar seu dólar [ -denominados] ativos bancários quando quiserem ", disse ele.