Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Njinga Mbande continua a inspirar historiadores

Njinga Mbande continua a inspirar historiadores

| 2017-12-16 12:30:44 | Arte & Cultura | 82
Os mitos e verdades criados à volta da fascinante e complexa vida da soberana Njinga Mbande, morta a 17 de Dezembro de 1663, devem continuar a ser motivo de pesquisa, defendeu ontem, em Luanda, o historiador e director da Biblioteca Nacional de Angola.

Em declarações, ao Jornal de Angola, sobre as celebrações dos 354 anos da morte da soberana, a serem assinalados amanhã, João Lourenço destacou o facto de que muito da história sobre Njinga Mbande foi escrito na perspectiva do conquistador, deixando algumas verdades de parte.
Como exemplo, explicou o historiador, em alguns registos e livros espalhados pelo mundo, Njinga Mbande é descrita como uma pessoa “antropófaga”, alguém que comia carne humana, o que não é verdade.
Na sua opinião, o militar português António de Oliveira Cardonega (1623-1690) que escreveu sobre a História Geral das Guerras Angolanas e que também lutou contra a soberana do Reino do Ndongo e da Matamba, ocultou algumas verdades nos seus registos sobre Njinga Mbande.
Outro motivo pelo qual João Lourenço defende a realização de mais pesquisas sobre a soberana é o facto de existirem muitas informações dispersas nos arquivos holandeses, franceses, ingleses e do Vaticano. Com todos esses arquivos espalhados pelo mundo, de acordo com João Lourenço, vai continuar a existir motivações e interesse de pesquisadores e historiadores em publicar livros e teses sobre Njinga Mbande. A vida e a obra da soberana, afirmou o director da Biblioteca Nacional, têm sido contadas de ângulos diferentes, por angolanos e estrangeiros. “Acontece que no estrangeiro, em função das estruturas e condições, regista-se em mais quantidade trabalhos publicados, essencialmente no Brasil e Portugal em torno do tema”, disse João Lourenço.

ARTIGOS RELACIONADOS

/images/noticias/Estrategias de Njinga Mbande.jpg

Estratégias de Njinga Mbande contadas por escritor John Bella

Fonte Jornal de Angola Data 2023-01-31 08:19:36
http://www.lea.co.ao/images/noticias/_caraval.jpg

Recreativo Kilamba vence Carnaval de Luanda

Fonte Jornal de Angola Data 2019-03-07 12:43:12

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags