O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as nações em desenvolvimento devem se afastar do dólar americano em favor de suas próprias moedas, a fim de resistir ao domínio americano sobre o sistema financeiro global.
Falando em Xangai na quinta-feira durante uma visita oficial à China, Lula disse que o grupo BRICS – formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – deve buscar uma moeda alternativa ao dólar para o comércio.
“Toda noite eu me pergunto por que todos os países têm que basear seu comércio no dólar. Por que não podemos negociar com base em nossas próprias moedas?” ele disse. “Quem foi que decidiu que o dólar era a moeda após o desaparecimento do padrão-ouro?”
O líder de esquerda lamentou que “todo mundo depende de uma só moeda”, referindo-se ao dólar, e propôs “uma moeda para financiar as relações comerciais entre o Brasil e a China, entre o Brasil e outros países”.
Lula iniciou sua viagem à China com um evento para marcar a nomeação da ex-presidente brasileira Dilma Rousseff como chefe do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como 'banco dos BRICS', que, segundo ele, poderia libertar as economias emergentes “da submissão aos tradicionais instituições financeiras, que querem nos governar”.