Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Presidente promete melhoria das condições de vida e bem-estar para todos os angolanos

Presidente promete melhoria das condições de vida e bem-estar para todos os angolanos

Jornal de Angola | 2022-10-16 20:51:06 | Politica | 62
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, ontem, durante o discurso sobre o Estado da Nação, na abertura do ano parlamentar, que a sua “prioridade para os próximos anos vai continuar a ser, à semelhança do que foi o primeiro mandato, a melhoria das condições de vida e bem-estar de todos os angolanos”.

Para a concretizar as metas, o Presidente revelou projectos que o Executivo vai realizar nos próximos cinco anos, tendo o sector da Educação e Saúde merecido maior atenção. "O Executivo vai continuar a dedicar toda a sua atenção e empenho para o desenvolvimento económico e social de Angola”, assegurou.

A título de exemplo, o Presidente citou o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) referente ao período 2023-2027, que mostra algumas das acções que o Executivo está a implementar em vários sectores da vida do país, com destaque para a Saúde e Educação.

Adiantou, a propósito, que as principais perspectivas para o sector da Educação, nos próximos anos, passa pela continuidade do Programa Nacional de Formação e de Gestão do Pessoal Docente para assegurar as funções de docentes no ensino pré-escolar, primário e em cada disciplina do I e II ciclo do ensino secundário. Garantiu, assim, que em cada província o exercício da educação será feito por professores devidamente qualificados.

"O maior investimento que uma Nação pode fazer é na educação do seu povo e, em particular, da sua juventude”, sublinhou o Presidente João Lourenço.

Nesse caso particular, referiu que uma educação com qualidade, que prepare a força de trabalho de hoje e a de amanhã, para serem agentes talentosos, criativos, inovadores e produtivos, no mercado de trabalho e na sociedade, é a base para a prosperidade das Nações.

"Queremos que os nossos professores sejam valorizados e possam ensinar as nossas crianças com mais qualidade e com melhores condições nas nossas escolas públicas”, frisou o Presidente, acrescentando que faz parte dessa estratégia a continuidade do Projecto das Escolas de Referência, iniciado em 2021, para servirem de modelo à promoção das melhores práticas pedagógicas e de gestão escolar.

Diferenciação salarial para ensinar em zonas recônditas

No âmbito do investimentos no sector da Educação, o Presidente da República anunciou a implementação de uma diferenciação remuneratória para os professores quetrabalam em áreas recônditas do país. Está prevista, também, a implementação de um programa de apetrechamento dos laboratórios e bibliotecas das escolas, além de aumentar a dotação e disponibilização financeira efectiva destinada ao investimento em infra-estruturas, com destaque para a construção de escolas primárias e secundárias.

ARTIGOS RELACIONADOS

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags