Para a concretizar as metas, o Presidente revelou projectos que o Executivo vai realizar nos próximos cinco anos, tendo o sector da Educação e Saúde merecido maior atenção.
"O Executivo vai continuar a dedicar toda a sua atenção e empenho para o desenvolvimento económico e social de Angola”, assegurou.
A título de exemplo, o Presidente citou o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) referente ao período 2023-2027, que mostra algumas das acções que o Executivo está a implementar em vários sectores da vida do país, com destaque para a Saúde e Educação.
Adiantou, a propósito, que as principais perspectivas para o sector da Educação, nos próximos anos, passa pela continuidade do Programa Nacional de Formação e de Gestão do Pessoal Docente para assegurar as funções de docentes no ensino pré-escolar, primário e em cada disciplina do I e II ciclo do ensino secundário. Garantiu, assim, que em cada província o exercício da educação será feito por professores devidamente qualificados.
"O maior investimento que uma Nação pode fazer é na educação do seu povo e, em particular, da sua juventude”, sublinhou o Presidente João Lourenço.
Nesse caso particular, referiu que uma educação com qualidade, que prepare a força de trabalho de hoje e a de amanhã, para serem agentes talentosos, criativos, inovadores e produtivos, no mercado de trabalho e na sociedade, é a base para a prosperidade das Nações.
"Queremos que os nossos professores sejam valorizados e possam ensinar as nossas crianças com mais qualidade e com melhores condições nas nossas escolas públicas”, frisou o Presidente, acrescentando que faz parte dessa estratégia a continuidade do Projecto das Escolas de Referência, iniciado em 2021, para servirem de modelo à promoção das melhores práticas pedagógicas e de gestão escolar.
Diferenciação salarial para ensinar em zonas recônditas
No âmbito do investimentos no sector da Educação, o Presidente da República anunciou a implementação de uma diferenciação remuneratória para os professores quetrabalam em áreas recônditas do país. Está prevista, também, a implementação de um programa de apetrechamento dos laboratórios e bibliotecas das escolas, além de aumentar a dotação e disponibilização financeira efectiva destinada ao investimento em infra-estruturas, com destaque para a construção de escolas primárias e secundárias.