A Turquia lançou uma nova ofensiva aérea e terrestre contra combatentes curdos no norte do Iraque, disse o ministro da Defesa Hulusi Akar.
Unidades de comando e forças especiais, apoiadas por veículos aéreos não tripulados e helicópteros de ataque envolvidos na Operação Claw-Lock, estão atacando esconderijos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) nas regiões de Metina, Zap e Avashin-Basyan, no norte do Iraque, disse Akar nesta segunda-feira.
Foi lançado dois dias após uma rara visita à Turquia do primeiro-ministro da região curda autônoma do Iraque, Masrour Barzani, sugerindo que ele havia sido informado sobre os planos de Ancara.
Barzani disse após suas conversas com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que saudava a “expansão da cooperação para promover a segurança e a estabilidade” no norte do Iraque.
Ele não disse quantos soldados estavam envolvidos na operação.
O Ministério da Defesa disse que a operação, que começou na noite de domingo, ocorreu depois que se descobriu que o PKK estava planejando um ataque em larga escala contra a Turquia. O planejamento da operação foi divulgado na mídia turca por semanas.