Fique calmo, estamos fazendo um site melhor para você
Logo da Lea.co.ao
Heranças e tradições marcam desfile do Carnaval de Luanda

Heranças e tradições marcam desfile do Carnaval de Luanda

Jornal de Angola | 2022-03-02 02:52:44 | Arte & Cultura | 151
As danças, canções, vestimentas e os adornos que representam toda uma herança de feitos carnavalescos de gerações vão ser exibidos hoje, a partir das 15h00, no desfile do Carnaval de Luanda, em formato “live especial”, que acontece no Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA), no Distrito do Camama, no município de Belas.

O desfile de adultos, classe A, é aberto pelo grupo União Twabixila, do município de Viana. O União Mundo da Ilha, com 14 títulos, encerra o espectáculo. Participam, igualmente, na "festa do povo” na capital do país, os grupos União Sagrada Esperança, Kiela, Etu Mudietu, Njinga Mbande, Recreativo do Kilamba, 10 de Dezembro, 54, Jovens da Cacimba, Amazonas do Prenda e Giza. O União Kabocomeu, da classe B, participa como convidado especial e será o último grupo a desfilar.

Diferente do ano passado, em que o Recreativo Kilamba e o Mundo da Ilha estiveram ausentes no "Carnaval Live”, os dois grupos já confirmaram as presenças. Poly Rocha, do União Recreativo Kilamba, disse que embora não concorda com o formato "live”, está preparado para participar. Porém, defende que os valores alocados para a realização desta edição deveriam ser canalizados para a promoção de oficinas.

Desde o dia 8 de Novembro do ano passado, revelou, o Recreativo Kilamba intensificou os ensaios, para fazer uma exibição de luxo. Hoje, muito mais confiantes, até porque os riscos de contaminação reduziram, pretende levar para o Centro de Produção da TPA, 70 foliões.

Durante as reuniões com os grupos carnavalescos e a Associação Provincial do Carnaval de Luanda (Aprocal), disse, foram aconselhados a reaproveitar os materiais das edições passadas, sobretudo, para se evitar gastos com a produção das indumentárias e outros adornos.

"Vamos participar como se estivéssemos na Marginal da Praia do Bispo. Vamos aparecer em força e com toda alegria que nos é característica ao longos destes cinco anos de existência”, disse.

O grupo explicou vai apresentar, no desfile, uma coreografia, do estilo semba, ao ritmo do tema "Mesene ya Ufunu”, de autoria do músico Dom Caetano, que o interpreta. O tema, disse Poly Rocha, fala da importância da valorização de todas as profissões.

Mesmo com a pandemia, o grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba, vencedor do projecto da União Europeia Procultura "Diversidade”, aproveitou o ano passado, para dar início à primeira fase de um plano de formação.

ARTIGOS RELACIONADOS

http://www.lea.co.ao/images/noticias/carnaval_de_2020.jpg

Singelo subsídio à realização de um novo modelo de Carnaval

Fonte Jornal de Angola Data 2020-02-04 02:48:41
http://www.lea.co.ao/images/noticias/carnaval nas ruas.gif

Grupos de Luanda dançam para munícipes

Fonte Jornal de Angola Data 2020-02-26 12:01:14
http://www.lea.co.ao/images/noticias/vidal.jpg

Fim de um ciclo da genialidade criativa da cultura popular

Fonte Jornal de Angola Data 2020-06-16 10:04:00

Em Destaque

As Mais Lidas

 Michel Fio: Firme nas trincheiras do rock nacional



 Henda Slash Lenine : “Tornei-me amante de rock influenciado pelos programas Vídeo Disco e Explosão Internacional”
 Street da Chagas : R.S.O.D é um brinde a melhor festa de sempre a “VIDA”.
 As operações ocidentais apenas exacerbaram a ameaça terrorista na África Ocidental - enviado da Rússia na ONU
 Legislador propõe desbloquear Twitter na Rússia



Categorias

Aquivos

Tags