Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Presidente da República convida líderes mundiais do turismo a investirem em Angola

Presidente da República convida líderes mundiais do turismo a investirem em Angola

Jornal de Angola | 2019-05-24 12:14:06 | Economia | 447
O Presidente da República convidou os líderes das principais cadeias hoteleiras mundiais a investirem em Angola, fundamentalmente no sector turístico. João Lourenço, que falava ontem, em Luanda, na abertura do Fórum Mundial do Turismo (WTF), exortou os empresários a explorarem as oportunidades de negócio noutros sectores da economia nacional, como o da agro-pecuária e florestas, pescas, minerais, indústria têxtil, petroquímica e tecnologias.

A sessão contou com a presença de várias personalidades, com realce para o ex-Chefe de Estado francês, François Hollande, e o presidente do WTF, Bulut Bagci. Depois de décadas de pura retórica - e pouco mais - sobre a diversificação da economia, sobretudo no pós-guerra civil, pelo menos o discurso está em transformação acelerada, João Lourenço explicou, durante a abertura do Fórum Mundial do Turismo, que decorre até amanhã, que vai fazer tudo para que Angola se transforme num destino turístico mundial.

"Queremos também viabilizar todos os investimentos que sejam catalisadores da economia", disse o Presidente da República. "Angola tem história, é um país que apresenta estabilidade política e social, tem um clima ameno durante quase todo o ano, lindas praias e paisagens naturais e diversidade etnco-linguística", lembrou João Lourenço, durante o discurso que inaugurou o evento internacional.

Para além das potencialidades conhecidas, a oportunidade serviu ainda para relembrar algumas medidas tomadas desde Outubro de 2017, data em que João Lourenço substituiu José Eduardo dos Santos na Presidência da República. "Um dos nossos principais objectivos passa por melhorar o ambiente de negócios. Neste contexto, aprovamos novas leis do investimento privado e da concorrência, estamos a implementar mais apoios à produção interna e à exportação. Definimos o turismo como um sector estratégico. Acredito que é um processo irreversível", disse João Lourenço.

O turismo é considerado um sector com capacidade para promover diversas actividades em paralelo e ainda garantir um bom número de postos de trabalho. O sector é interdisciplinar, até porque necessita de serviços (água, energia eléctrica, hotelaria), de infra-estruturas (estradas, aeroportos) e pode ser um vector de fomento de actividades culturais associadas ao artesanato, música, folclore, entre outras vertentes.

"O turismo é importante enquanto promotor do desenvolvimento e transformador da realidade das localidades com vocação para esta actividade", recordou João Lourenço, que prometeu a infra-estruturação dos pólos turísticos de Cabo Ledo (Luanda), Okavango-Zambeze (Cuando-Cubango) e Calandula (Malanje).

A sala onde decorreu a abertura do evento estava cheia, com representantes do Executivo, do Tribunal Constitucional, ex-governantes, deputados e convidados nacionais e internacionais de empresas associadas ao desenvolvimento do turismo (banca, operadores turísticos, grandes cadeias internacionais de hotéis, agências de viagem).

ARTIGOS RELACIONADOS

http://www.lea.co.ao/images/noticias/presidente_joao_lorenço_na_lea.jpg

Presidente da República

Fonte Data 2017-09-27 10:42:35
http://www.lea.co.ao/images/noticias/Chefe_de_Estado_nomeia_ membros_do_Gabinete.jpg

Chefe de Estado nomeia membros do Gabinete

Fonte Data 2017-09-28 10:33:31
/images/noticias/Angola convida empresas energeticas a investirem no pais.jpeg

Angola convida empresas energéticas a investirem no país

Fonte Jornal de Angola Data 2024-11-06 21:45:10