Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Obras de artistas angolanas expostas no Museu de Arte Moderna de Paris

Obras de artistas angolanas expostas no Museu de Arte Moderna de Paris

Reuters | 2021-02-14 09:38:58 | Arte & Cultura | 417
Com cenografia do Atelier Maciej Fiszer, Aliénor Faivre e Gerardo Izquierdo, a exposição foi inaugurada no passado dia 22 de Janeiro, há sensívelmente três semanas, e vai estar aberta ao público até ao próximo dia 30 de Maio.

Com a certeza de que as mãos, o corpo, as práticas criativas, as ideias, a vida privada e o entorno familiar são os primeiros lugares de poder e de empoderamento da mulher, esta singular e rara exposição de arte reúne a obra de dezasseis artistas africanas de origem anglofóna e lusofóna, vivendo no continente e ou na diáspora e que falam sobre temas como a maternidade, a autorepresentação, a sexualidade, a espiritualidade, as práticas artísticas tradicionais e a invisibilidade, entre outros.

As obras destas artistas africanas estão expostas no Museu de Arte Moderna, em Paris, mesmo ao pé do "Palais du Tokyo”, - um centro de arte dos mais transgressores dos circuitos de arte internacional - um dos eixos mais frequentados pelos amantes das artes e pelos turistas, quando visitam aquela cidade: é um momento alto e de consagração que, certamente, marcará um antes e um depois nas suas trajectórias artísticas.

"The Power of my hands. Africa (s): Women Artists ”/ "O Poder das minhas mãos. África(s): Mulheres Artistas” – cujo título se inspira numa das obras da artista angolana Keyezua - faz parte da "Season Africa 2020”, uma iniciativa do governo do presidente Emanuel Macron, de que faz parte um vasto programa de actividades artísticas e culturais em toda França, - de Bordéus a Paris -, que inclui mais de trezentos projectos pedagógicos e um acordo entre o Ministério da Educação de França e a UNESCO para promover a História Geral de África nas instituições de ensino, entre outras iniciativas, tendo a francesa de origem senegalesa N`goné Fall como Comissária Geral.

ARTIGOS RELACIONADOS

http://www.lea.co.ao/images/noticias/Museu de Louvre.jpg

Museu de Louvre bateu recorde de visitas

Fonte Jornal de Angola Data 2020-04-02 09:50:33
http://www.lea.co.ao/images/noticias/antonio_ole.jpg

Obras de artistas nacionais expostas na Cidade do Cabo

Fonte Jornal de Angola Data 2019-02-13 12:55:52