Organizado pela direcção do Festival Colors of Ostrava, da República Checa, o Sounds From Africa, que está actualmente na quinta edição, tem primado pela descoberta de novos talentos e divulgação de nomes conhecidos do mercado africano.
Os espectáculos são transmitidas nas páginas do Facebook do Festival Colors of Ostrava, no site do SkyRoomLove.com e também nas contas do Facebook e Instagram de A´mosi Just a Label e Toty Sa’Med.
O projecto vai ajudar a dar maior projecção aos artistas africanos convidados, assim como incentivar o desenvolvimento económico e social em África através do empreendedorismo cultural.
Para Ignacio Priego Jimeno (Post Post), um dos membros da organização do festival, que tem como parceiros a Cultural ConnecNons Africa (CCA) e o Festival Colours of Ostrava, o Sounds from Africa deste ano “vai ser completamente inovador e diferente, desde o formato até o próprio espectáculo em si”. “É a primeira série de concertos Live com alcance pan-continental a emergir em território africano”.
Este ano, a organização preparou uma série, diversificada e culturalmente rica, de estilos e géneros musicais, de 17 países africanos para novos públicos em todo o mundo. No elenco desta edição constam nomes como Mokomba (Zimbabwe), Vusi Mahlasela (África do Sul), Yugen Blakrok (África do Sul), tidos como músicos emergentes.