Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Escritor Agualusa vence Prémio Nacional de Cultura e Artes 2019

Escritor Agualusa vence Prémio Nacional de Cultura e Artes 2019

Neovibe | 2020-03-11 12:35:35 | Arte & Cultura | 360
O escritor José Eduardo Agualusa venceu, na categoria de literatura, o Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2019. De acordo com o júri, uma das razões da atribuição do prémio é a contribuição do escritor na projecção da literatura angolana no mundo.

Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira, (28), em conferência de imprensa. O júri sublinhou também a simbiose entre a investigação, a memória histórica, a distopia, a actualidade, o questionamento, a reflexão e o sentido estético patente nas obras de Agualusa, bem como a sua contribuição na projecção da literatura angolana no mundo.

O colectivo acrescentou ainda que, desta forma, tem ajudado também para o surgimento do leitor emancipado e para o fortalecimento da cidadania e da liberdade de expressão.

Natural do Huambo, José Eduardo Agualusa Alves da Cunha tem 60 anos. O seu primeiro romance ‘A Conjura’ recebeu o Prémio Revelação Sonangol.

Em 2017, ganhou o Prémio Literário Internacional IMPAC de Dublin pela obra Teoria Geral do Esquecimento, mas antes disso teve outros prémios.

Com a obra ‘Nação Crioula’ foi distinguido com o Grande Prémio Literário RTP. Com ‘Fronteiras Perdidas’ obteve o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco da Associação Portuguesa de Escritores, enquanto ‘Estranhões e Bizarrocos’ arrancou o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 2002.

ARTIGOS RELACIONADOS

http://www.lea.co.ao/images/noticias/Dario de Melo Fotografia por DR.jpg

Morreu o escritor Dario de Melo

Fonte Jornal de Angola Data 2022-06-07 11:56:35