A actividade visa assinalar o terceiro aniversário da Aprocima, fundada a 16 de Agosto de 2014. Além da mesa redonda, vai ser exibida, às 18h30, a ficção “Inside Story”, uma produção sul africana.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o secretário para Formação da Aprocima, Sérgio de Oliveira, disse que a actividade é aberta aos membros e a todas as pessoas interessadas, entre estudantes de cinema, de jornalismo, artistas e público em geral.
A Aprocima vai, também, exibir, em “slide show”, todas as actividades realizadas no decorrer dos três anos de existência.
Sérgio de Oliveira informou que a mesa-redonda vai permitir que os realizadores e amantes do cinema analisem como a sétima arte pode contribuir para a promoção dos valores culturais e religiosos, que identificam as populações das 18 províncias do país.
Adiantou que a Aprocima defende que as metamorfoses de ordem tradicional, como alembamento, diversos rituais regionais, as mudanças sociais, políticas, a educação e o comportamento sexual “devem ser registados através de documentário e ficção, para que possamos compreender melhor esses fenómenos e as acções dos angolanos sob o ponto de vista antropológico e sociológico, ou seja, obtermos uma visão mais científica sobre a nossa existência”.
Por outro lado, deu a conhecer que, recentemente, o corpo directivo da Aprocima reuniu-se com a direcção do Instituto Angolano de Cinema e Audiovisual (IACA), servindo para reforçar a parceria de trabalho entre as duas instituições, que mensalmente organizam o projecto “Cinema@Debate”, em formato de cineclube, com a parceria da Cinemateca Nacional e da União dos Escritores Angolanos (UEA).