Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Arte e cultura angolanas vistas na Avenida Paulista

Arte e cultura angolanas vistas na Avenida Paulista

Jornal de Angola | 2019-11-05 09:10:39 | Arte & Cultura | 390
A performance “Kubalequessa”, do professor e coreógrafo Inocêncio Oliveira, abriu, no final de semana, as actividades dos criadores angolanos na segunda edição do Festival de Cinema, Artes e Literatura Africana (Fescala).

O espectáculo, que foi uma das principais atracções da Avenida Paulista, contou ainda com a participação de vários movimentos artísticos e culturais. Com milhares de transeuntes a assistirem a performance, num dos mais agitados centros económicos de São Paulo, o coreógrafo angolano aproveitou a ocasião para dar a conhecer melhor os traços típicos da cultura nacional.

A actuação, que aconteceu o dia todo naquele espaço, teve um dos pontos altos no período da tarde, quando o coreógrafo fez uma actuação mais centralizada na imagem figurativa do poder feminino da mulher angolana, assente na cultura lunda.

A máscara, de aproximadamente um metro e meio, e os adornos despertaram a curiosidade até dos menos atentos. O momento criou várias reacções aos transeuntes. Apesar de o calor que se fazia sentir não ter ajudado muito, o artista estava determinado e continuou a mostrar os traços identitários da cultura nacional.

Assim como diversos centros culturais, a Avenida Paulista fechou por horas ao trânsito, para dar espaço à criatividade artística e desportiva. A quantidade de performances realizadas, no âmbito do Fescala, atraíram turistas de diferentes pontos da cidade.

Crianças, jovens e adultos mostraram-se curiosos. Os mais destemidos procuravam aumentar os conhecimentos sobre a cultura angolana.

ARTIGOS RELACIONADOS