A informação foi avançada, na quarta-feira, na cerimónia de apresentação pública (em envelopes), das propostas submetidas ao Prémio Nacional de Literatura, nas modalidades de conto e poesia, ocorrida na Biblioteca da sede da Imprensa Nacional.
Hermenegildo Seca, coordenador do prémio, disse que as 33 propostas submetidas ao concurso e crivo do júri, todos de jovens e desconhecidos autores, apenas uma é escrita por uma mulher.
O coordenador, que falava diante de uma plateia integrada por leitores, editores e apenas um autor de uma das propostas ao prémio, considerou o número satisfatório. “O prémio está na fase embrionária, razão pela qual não estabelecemos limite de idade. O que mais interessa é despertar o interesse de autores, sejam eles desconhecidos ou consagrados”, disse e salientou que o objectivo é valorizar o talento nacional e promover a divulgação de obras de autores desconhecidos no mercado literário angolano.
Hermenegildo Seca disse acreditar na presença de propostas que venham a ser livros de qualidade nos domínios do conto e da poesia, escritas em língua portuguesa, cujos autores são cidadãos angolanos ou residentes em Angola há mais de três anos.