O homenageado no “Cantar Ruy Mingas 8.0” não limitou-se apenas em apreciar os músicos que interpretaram temas que na sua voz, tornaram-se clássicos no cancioneiro nacional. Depois de Yuri Simão ter entregue uma lembrança, Carlitos Vieira Dias, seu primo e companheiro musical dedilhou no violão e Ruy Mingas encantou interpretando “Birim Birim”. Foi notória a voz límpida e aceitável para aparições privadas e quiçá públicas. Um dos momentos mais altos e emotivos.
Antes deste momento, uma dupla de actores representou, o encontro entre Manuel Rui Monteiro e o homem da noite, que resultou no Hino Nacional. Zé Kafala foi a voz escolhida para cantar o “Angola Avante”, bem acompanhado pelos presentes. Foi ainda proposto o ambiente que reinava no Quintal de Tio Liceu, onde eram tocados os chamados “ritmos angolanos”, Carlitos Vieira Dias teve a cumplicidade do grupo floclórico Kituxi e Daniel Nascimento.
Outros intervenientes e momentos marcaram as mais de duas horas de concerto, que arrancou no primeiro bloco com a sequência: “Xyami”, “Poema da Farra” e “Morro da Maianga”, nas vozes de Kizua Gourgel, Toty Samed e Sandra Cordeiro.
Nesta fase a conclusão esteve com Daniel Nascimento que recordou o tempo que até as estrelas eram do povo e os meninos sabiam o quanto custou a liberdade, interpretando “Meninos do Huambo”, que foi antecedida por “Muimbuua Sabalu”, na voz de Dodó Miranda.