Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Embaixador da Itália confirma presença na Bienal de Luanda

Embaixador da Itália confirma presença na Bienal de Luanda

Jornal de Angola | 2019-04-08 11:38:38 | Arte & Cultura | 381
O embaixador da Itália em Angola, Cláudio Miscia, manifestou, na quarta-feira, a disponibilidade do seu país participar na Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África, que se realiza, em Setembro, em Luanda.

Segundo a Angop, o diplomata, que falava numa audiência que lhe foi concedida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, considerou o evento “excelente oportunidade para mostrar a experiência italiana na resolução de conflitos, bem como os traços identitários no domínio cultural.

De acordo com o embaixador, a Itália vai aproveitar a ocasião para promover diversas actividades culturais, entre as quais exposições fotográficas, culinária, música, moda e dança.

Cláudio Miscia reafirmou, igualmente a disponibilidade da Itália apoiar as candidaturas a património mundial do Corredor do Kwanza, pinturas rupestres de Tchitundu Hulu e do Memorial do Cuito Caunavale, no âmbito das “excelentes relações” entre os dois países.

A ministra Carolina Cerqueira afirmou que a participação da Itália vai ser “uma mais-valia”, tendo em conta a experiência na resolução de conflitos, apontando como exemplo o caso de Moçambique, que contou com uma acção directa da Ordem de Santo Egídio para a obtenção da paz. Além da participação na Bienal de Luanda, Carolina Cerqueira apontou as áreas de restauração e valorização do património histórico-cultural, com particular realce para a vertente religiosa, na qual a Itália conta com larga experiência.

Este ano, de acordo com a ministra, um dos focos do Executivo no domínio cultural é a Bienal de Luanda, em Setembro, e o FestiKongo, no âmbito das comemorações de mais um aniversário da elevação do Centro Histórico de Mbanza Kongo a Património Mundial.

ARTIGOS RELACIONADOS