Amor e dinheiro. Qual é a relação entre ambos? Esta e outras respostas que os espectadores vão poder obter durante a exibição da peça “Ukumbu”, disse, ontem ao Jornal de Angola, o director e encenador do Etu Lene, Beto Cassua.
O espectáculo, afirmou o encenador, conta a história de Ukumbu, um desmobilizado que se apaixona por uma zungueira, Ngongo. Dois pobres, mas muito alegres. Na pobreza, Ukumbu faz várias serenatas à esposa para lhe dar as boas vindas da zunga, da qual traz sempre algum alimento para sustentar a família. Ukumbu e Ngongo eram um dos casais mais românticos de Luanda, provocando, até, alguma inveja a amigos e vizinhos. Até ao dia em que Ukumbu vence um “jackpot” na lotaria e mostra “as verdadeiras garras há muito escondidas”. Ninguém, nem mesmo a esposa, imaginava que algum dia todo o amor por ela iria acabar.
Segundo Beto Cassua, amor e dinheiro costumam atrair outros problemas nas relações conjugais, tendo acrescentado que a ideia da peça não é criar polémica e muito menos provocar debates machistas e preconceituosos sobre a matéria em causa, mas abordar o tema de forma a procurar os melhores caminhos para evitar conflitos causados por bens materiais.