As obras no projecto, “Muro Vermelho”, foram produzidas a partir de recortes, rasgos, colagens e camadas de ideogramas, enfim, relatos visuais e fragmentos de memória da gentrificação deste importante bairro que foram vivenciados pelo artista e que ficaram registados em acervos pessoais.
O muro recriado viabiliza o acesso a algumas dessas imagens, potencializando a sua visualidade ao trazer à superfície as lembranças de um tempo passado. Define-se, desse modo, que o “Muro Vermelho” faz parte da memória colectiva não só da Chicala, não só de Luanda, não só de Angola mas de todos os angolanos.”
Nelo Teixeira vive e trabalha em Luanda, estudou pintura e escultura nos seminários promovidos pela União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP). Formado em carpintaria, criou cenografias em diversos filmes, dos quais destacamos, “Na Cidade Vazia”, da realizadora Maria João Ganga, “O Herói”, de Zezé Gamboa, “Ponto de Encontro”, de Hugo Vieira da Silva, e nas peças de teatro “As bondosas”, José Mena Abrantes, e o “Preço do Fato”, do grupo Pitabel, com encenação de Adérito Rodrigues. Nelo Teixeira tem exposto regularmente, desde 2000, e teve participação na segunda edição do Jovens Artistas Angolanos (JAANGO), movimento de arte angolana contemporânea que engloba artistas dos mais variados domínios da arte, no Museu Nacional de História Natural de Luanda, em 2013.