Por mais de um ano, Rihanna e a gravadora Roc Nation têm procurado por batidas enquanto trabalham para completar um disco dedicado a explorar as raízes da cantora no Caribe, de acordo com oito fontes ligadas ao projeto. E, para isso, a artista já teria recebido cerca de 500 demos de artistas jamaicanos para análise. Além disso, duas dessas mesmas fontes sugeriram que a artista está simultaneamente trabalhando em outro álbum, desta vez, mais direcionado ao gênero pop.
Rihanna mencionou pela primeira vez a possibilidade de lançar um disco focado no reggae durante uma entrevista à edição norte-americana da revista Vogue, em junho deste ano, mas ela e seus potenciais colaboradores não comentaram mais nada desde então. A publicação supôs que Supa Dups – o produtor veterano de dancehall por trás do recente sucesso de Drake, “Controlla” – era uma “influência” no disco, embora não houvesse mais detalhes. (Supa Dups não respondeu a pedidos de comentários, mas duas fontes que tinham conhecimentos sobre o novo álbum de Rihanna confirmaram o envolvimento do produtor).
Junto com Supa Dups, diversos artistas ligados ao reggae e ao dancehall submeteram material para o disco, incluindo R. City, Di Genius, TJ Records, Ricky Blaze, Tyshane, Kranium, e Chronixx. Também estariam envolvidos o produtor de música eletrônica Skrillex e Boi-1da.
A ideia de um álbum de dancehall e reggae não está totalmente fora do que já foi feito por Rihanna, afinal esses gêneros foram explorados por ela em “Man Down”, do disco Loud (2010), “You Da One”, do Talk That Talk (2011), e em “Work”, de Anti (2016), sendo que, neste último caso, este foi o single que impulsionou o álbum.