A Feira da Poesia Angolana é um projecto literário que visa promover a poesia editada e os poetas angolanos, complementando o ciclo de promoção e aumento dos hábitos de leitura, no domínio da poesia e da generalidade dos géneros literários, e, consequentemente, do debate à volta das questões que se relacionam com a criação, edição, distribuição, promoção, recepção e reutilização da poesia na Música Popular Angolana.
O projecto é uma oportunidade, ímpar, de convívio e de intercâmbio cultural, entre os poetas de todas as gerações, abrindo inúmeras oportunidades entre editores, produtores, livreiros e alfarrabistas nacionais. A sua realização está a cargo do Memorial Dr. António Agostinho Neto, com o apoio de instituições públicas e empresas privadas, interessadas na concretização do projecto.
Apesar dos inegáveis avanços das novas tecnologias da esfera comunicacional, e ao contrário dos profetas que advogam o fim do livro, onde a escrita alfabética seria substituída por uma cultura de sinais, o livro, na sua generalidade, ainda é a melhor ferramenta de trabalho, de acesso à cultura e o companheiro ideal em todos os momentos.
O Estado, a sociedade e as associações culturais, devem estar atentas ao crescente movimento editorial angolano, que, no passado, teve momentos gloriosos de edição, sobretudo depois da independência, e, no presente, vem dando sinais de qualidade concorrencial, e consequente afirmação internacional entre a juventude.
A Feira da Poesia Angolana é um momento, entre vários outros, que complementa o sistema literário, dinamizando um processo que inclui a promoção e defesa dos direitos do autor, do editor, do importador, do livreiro, do distribuidor e pode motivar o exercício da crítica literária, uma prática que recai sobre um ente fundamental neste ciclo, a recepção, entenda-se o leitor.