“Março” do calendário, é chuva ou primavera e traz igualmente um simbolismo que todos abraçamos. “Entre meridianos” porque a poesia também pode ser assim, ou seja, uma linguagem mestiça, mutante e viageira, que não conhece fronteiras, grávida, aqui, de angolanidade, em pequenos apontamentos subliminares”.
A designação do prémio foi inspirada no poema homónimo,“Um bouquet de rosas para ti” do poeta Agostinho Neto,dedicado à sua esposa, Maria Eugénia Neto, escrito na cadeia da PIDE do Porto,no dia 8 de Março de 1955. O galardão é uma homenagem à esposa do Primeiro Presidente de Angola, celebra a mulher angolana, e, concomitantemente, o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, e foi instituído em Março de 2017, no âmbito dos projectos culturais do Memorial Dr. António Agostinho Neto.
Segundo o texto do regulamento, o Prémio de Poesia no Feminino, “Um bouquet de rosas para ti”, tem como objectivo incentivar a produção de obras originais de escritoras angolanas e estrangeiras, estimular a criatividade feminina e destina-se a galardoar três obras inéditas de poesia, exclusivamente escritas por mulheres, que não tenham sido premiadas em outro concurso. Podem candidatar-se ao Prémio, todas as mulheres do mundo, com plena capacidade jurídica, independentemente da sua nacionalidade, desde que apresentem as suas propostas textuais, em língua portuguesa.