Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao
facebook X instagram pinterest youtube
Beni Dya Mbaxi apresenta a sua nova obra literária

Beni Dya Mbaxi apresenta a sua nova obra literária "Katanha" em Luanda, Angola.

Lea.co.ao | 2024-09-24 23:53:15 | Arte & Cultura | 292
O escritor angolano Beni Dya Mbaxi apresentou sua mais recente obra literária, "Katanha", publicada no início deste ano em São Paulo, Brasil, pela editora Cintra, responsável pela distribuição de seus livros no país.

Autor de oito livros, incluindo títulos como A Última Masoxi, A Menina da Burca e Palesa no Inferno, Beni Dya Mbaxi tem conquistado um número crescente de leitores, especialmente em Angola, sua terra natal.

A obra "Katanha", com 109 páginas, foi lançada em várias localidades de Luanda, capital de Angola, aproveitando as comemorações do Dia do Herói Nacional, Agostinho Neto. O livro aborda a história de uma jovem angolana chamada Katanha, que viaja para a Europa para estudar Direito, mas se depara com uma sociedade marcada pelo racismo e preconceito. Apesar dos desafios, sua resiliência a transforma em uma figura importante ao retornar a Angola, refletindo uma narrativa de superação e luta.

Beni Dya Mbaxi, nascido em 28 de maio de 1997, também é um ativista literário de destaque. Ele é CEO do movimento literário "Jovens Escritores do Zoológico" (JEZ), do Espaço Zuela, e colunista regular do blog brasileiro "Choque Cultural Buíque". Além disso, é coordenador da revista Punhado, em parceria com o escritor brasileiro Guigo Ribeiro, cuja missão é promover a negritude.

O jovem autor já recebeu diversas premiações, incluindo o prestigiado prêmio Annual Global African Authors Award em 2021, pela obra A Última Masoxi, e foi semifinalista no prêmio Mulher Forte African Literature 2023, no Botswana. Ele também foi reconhecido como "Escritor Revelação do Ano 2021" pela premiação Moda Cazenga By Luandina e recebeu outras distinções tanto em Angola quanto no exterior.

As obras de Beni Dya Mbaxi têm alcançado grande visibilidade internacional, sendo estudadas em escolas brasileiras desde 2019, com a professora pós-doutorada Renata Barcellos promovendo suas obras no campo acadêmico. Em agosto de 2023, seus livros A Última Masoxi e A Menina da Burca foram lançados no Brasil pela editora Cintra, consolidando ainda mais sua presença no cenário literário lusófono.

O jovem escritor também colabora com veículos de imprensa internacionais, como o jornal The Diaspora Times Global e a Tabanka TV, de Londres. Sua atuação na promoção da literatura africana continua a ganhar reconhecimento, com distinções de diversas plataformas literárias e acadêmicas.

ARTIGOS RELACIONADOS