“I want my MTV”. A introdução para “Money for Nothing”, cantada por Sting em parceria com a banda, tornou-se uma das mais populares da história do rock. A música, presente no álbum “Brothers in Arms”, lançado em 1985, chegou a atingir a quarta posição nas paradas do Reino Unido, terra natal do grupo – mas como nem tudo são flores, o grande sucesso veio acompanhado de grandes polêmicas por conta de sua letra.
A ideia para Mark Knopfler compor a faixa veio de uma ida sua e de John Illsley, o baixista do Dire Straits, à uma loja de eletrodomésticos em Nova York. As TVs do local estavam sintonizadas na tão famosa MTV, que havia se tornado uma das grandes obsessões dos artistas da época.
Então, ambos repararam em um homem, vestindo uma camisa xadrez, um boné de beisebol e botas, comentando com um colega o seu arrependimento de não ter aprendido a tocar algum instrumento no passado pois, assim, não precisaria ficar carregando caixas pesadas o dia todo. Completou, ainda, dizendo que os músicos eram as reais pessoas felizes. Afinal, em sua concepção, eles faziam sucesso de maneira fácil, ganhando dinheiro por nada.