No livro, o autor fez uma viagem pela história do estilo musical semba, desde o nascimento do ritmo até ao seu período de maior valorização.
O lançamento do livro resultou de um protocolo celebrado no ano passado entre a União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA) e a Imprensa Nacional de Angola, no sentido desta última instituição produzir livros dos membros da UNAC-SA.
A data do lançamento foi escolhida de forma a celebrar três momentos importantes no país. O primeiro, o 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, data que se comemora mais um aniversário de nascimento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto; o segundo, o 178º aniversário da Imprensa Nacional, que se assinala no dia 13 deste mês, e, por último, o 42º aniversário da UNAC-SA, que se comemora hoje.
Durante a cerimónia, Carlos Lamartine disse que a obra foi escrita em memória aos falecidos pais e irmão, com a qual pretende cumprir com a mais persistente obrigação intelectual, que é a de ajudar a resolver os problemas dos cidadãos. "Trouxe uma obra destinada a incentivar um diálogo na sociedade sobre o semba e não só”, disse.
O autor preferiu não dar muitos detalhes sobre a obra, de forma a que cada pessoa, no momento em que estiver a fazer a leitura, tire as suas próprias conclusões. Mesmo assim, não deixou de contar que, com a obra, é possível absorver grande parte da experiência que viveu nos cerca de 60 anos como contribuinte no desenvolvimento da cultura angolana.